E assim vai a nossa saúde...

Ora mais um dia cheio de notícias interessantes na rádio, televisão e jornais! Já cansa ouvir falar das maternidades que fecham, que não fecham, que as populações não querem que fechem... Por uma vez tenho que concordar com a posição do ministro, fazem demagogia os que defendem a manutenção destas unidades que agora se querem encerrar. Apenas há um caso em que não posso concordar em absoluto com o encerramento: Elvas. Então agora as crianças de Elvas vão ser "espanholas"? Qualquer dia passam a ir à escola do outro lado da fronteira, as ruas começam a ser patrulhadas por polícias espanhóis, e até a Câmara Municipal se passa a chamar Ayuntamiento passando a haver um Alcalde de Elvas...

Mas o ministro reserva-nos sempre alguma surpresa... Já mandou encerrar a maternidade mas o regime de pagamento dos transportes das grávidas pelos Bombeiros ainda não foram definidos... 


Enfim, Correiadecampinadas!!! 

Comentários

  1. Eu não me importo de ir ter o meu filho a Espanha... Se lá me puderem oferecer melhores condições e se garantirem uma vida risonha ao rebento... É que isto aqui no nosso Portugalinho não anda bem, não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é mesmo a tua opinião ou apenas um "bitaite" lançado para fomentar uma discussão saudável sobre o tema? ;-)
      Não sei se as pessoas visadas com esta decisão terão a mesma opinião.
      Não me agrada o facto de o nosso governo estar a pagar com os nossos impostos a entidades estrangeiras para fazer aquilo que é suposto ser providenciado por ele aos cidadãos deste país. Talvez seja apenas uma questão de princípio mas penso que não devemos estar ceder a outros aquilo que não temos a certeza que façam melhor que nós, devemos, isso sim, criar condições para que seja prestado um serviço de qualidade, seja nessa seja em qualquer outra região. Devem criar-se pólos de desenvolvimento que permitam às pessoas e empresas fixarem-se e terem boas condições de vida e de trabalho – incentivos, porque não? - e criar motivação para haver profissionais intressados em fixarem-se no interior. Isto não apenas na Saúde mas em outros ramos de actividade... Não será para isso que votamos? Não será para isso que um Governo deve trabalhar?
      Também sei que isto tudo não passam de preces de burro e o governo está-se borrifando para essas merdas. Mas o 25 de Abril serviu pelo menos para isto. Posso escrever aquilo que penso e até posso escrever “merdas” e “governo” na mesma frase.
      ;-)
      Boa noite.

      Eliminar
    2. Ora e quem fala assim... não é gago não senhor!
      Só não percebi uma coisinha: então tu concordas ou não com a posição do ministro?
      O meu rebento há-de ser português!
      Quanto aos incentivos... Ora aí está o "plim" que faltava! E os médicos sempre a sairem beneficiados... Repara: os professores (e que não soe a queixa que não é disso que se trata) "galgam caminhos de ferro" e montam acampamento em terras de aquém e de além qualquer coisa.
      Aos médicos, a esses senhores de bata branca, são oferecidas moradias em terras do interior... E esta?

      Eliminar
    3. "(...) às pessoas e empresas fixarem-se e terem boas condições de vida e de trabalho – incentivos, porque não? - e criar motivação para haver profissionais intressados em fixarem-se no interior(...)
      Não falei em médicos. Falo em médicos, enfermeiros, auxiliares, professores, empresários, operários, comerciantes, trabalhadores agrícolas. Porque não. E por incentivos pode-se entender muita coisa. Há professores que prefeririam dar aulas num pólo universitário em Elvas do que na C+S de Bogas de Baixo. Verdade? Incentivos, motivação, perspectivas de carreira. O problema é que o interior ainda é, e assim continuará a ser, o caminho mais curto para a estagnação profissional e pessoal, e assim não há almas que lá se queiram fixar.
      Sou a favor do encerramento de algumas maternidades, desde que se dotem as restantes de condições muito melhores do que as que têm acrualmente, e que se criem condições de segurança para as mães e crianças que terão de deslocar-se dezenas de quilómetros para um parto... Apesar de tudo é preferível ter um parto acompanhado numa maternidade que faz 1000 partos por ano do que numa ambulância no meio da serra a caminho da unidade hospitalar mais próxima.
      Acho ridículo é que quem mais se tem manifestado são aqueles que nenhuma razão têm para isso, como é o caso de Santo Tirso e Barcelos que ficam a meia dúzia de minutos de dois grandes centros urbanos...

      Eliminar
    4. Isso do pólo é comigo?! ;-)
      Só uma achega: não é só no interior que os partos ocorrem nas ambulâncias a caminho da unidade hospitalar mais próxima... Olha para mim aqui tão perto e aqui tão longe! 60 kms; não há serra mas há curvas!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue