A noite passada

 

gaivotafinal.jpg


 


 


A noite passada acordei com o teu beijo

descias o Douro e eu fui esperar-te ao Tejo

vinhas numa barca que não vi passar

corri pela margem até à beira do mar

até que te vi num castelo de areia

cantavas “sou gaivota e fui sereia”

ri-me de ti “então porque não voas?”

e então tu olhaste

depois sorriste

abriste a janela e voaste

 

A noite passada fui passear no mar

a viola irmã cuidou de me arrastar

chegado ao mar alto abriu-se em dois o mundo

olhei para baixo e dormias lá no fundo

faltou-me o pé senti que me afundava

por entre as algas teu cabelo boiava

a lua cheia escureceu nas águas

e então falámos

e então dissemos

aqui vivemos muitos anos

 

A noite passada um paredão ruiu

pela fresta aberta o mmeu peito fugiu

estavas do outro lado a tricotar janelas

vias-me em segredo ao debruçar-te nelas

cheguei-me a ti disse baixinho “olá”

toquei-te no ombro e a marca ficou lá

o sol inteiro caiu entre os montes

e então tu olhaste

depois sorriste

disseste “ainda bem que voltaste”

 

Letra e música de Sérgio Godinho (do álbum “Pré-Histórias”, 1972)

 

Comentários

  1. O meu lado gaivota deixou-me assim... sem forças, vazia de letrinhas, batem(-me) as asas das tremuras que (me) invadem as penas.
    Um vento mais forte; um voo mais baixo; beijo essa onda com o meu corpo frágil.
    Não aguento, inclino a cabeça e deixo-me tombar.
    Olha, volto mais tarde para comentar, pode ser?

    ResponderEliminar
  2. A inspiração é do autor do poema/ música... Apenas utilizei as palavras dele para "ilustrar" a imagem. E a música é linda.

    ResponderEliminar
  3. Voltei para comentar... Pode ser?
    Mas o que vou eu comentar?
    A qualidade das fotografias a que já nos habituaste; a beleza do instante por ti captado que tão bem é transmitida; a inspiração (de que fala a Lilia) que afinal também é tua (o Godinho já estivera muito bem) no momento em que evocas este poema fantástico.
    Voos mais altos se esperam de ti!

    (Olha que esta coisa do lado gaivota é cá comigo e é tema de outros instantes, de outras paragens. Ainda não mudei o fundo àquilo.)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue