Amarante

Tabopan_Vila Pouca de Aguiar.jpg


 


 


 


Numa altura em que tanto se fala de deslocalizações e falências de empresas, despedimentos colectivos e em que paira no ar o espectro de uma crise social iminente, deixo aqui uma "notícia" sobre a minha terrinha. Foi criada uma empresa com vista ao aproveitamento de terrenos há muito abandonados e à criação de um parque empresarial. Este parque empresarial, o Tâmega Park, da responsabilidade da Parques do  Entre Douro e Tâmega, vai nascer nos terrenos de uma empresa que há algumas dezenas de anos atrás era líder em Portugal e na Europa na indústria dos aglomerados de madeira, a Tabopan - quantas não são as pessoas que ainda hoje, cerca de 20 ou 25 anos depois da sua falência, que lançou no desemprego centenas de trabalhadores, continuam a referir-se aos aglomerados de madeira como "tabopan"? Façam uma busca no Google e vejam... Resta-nos esperar que este empreendimento possa ser uma lufada de ar fresco numa região que apesar da proximidade de um grande centro urbano sofre ainda daquilo que se poderá apelidar de síndroma do "interior" norte e contribua para a criação e manutenção de novas empresas (e postos de trabalho) neste nosso Portugal.


A referir que um pouco mais para o interior, em Vila Pouca de Aguiar (na fotografia), a Parques do EDT estará a planear um empreendimento semelhante, em terrenos onde outrora esteve a Tabopan...


Deixo aqui um excerto de um texto que pode ser lido na sua totalidade em http://www.janelanaweb.com/digitais/interior.html.


"O mesmo espírito de que «o 'interior' é uma grande oportunidade» anima Pedro Barros Pereira, responsável pela empresa de Parques do Entre Douro e Tâmega (EDT), que lançou um projecto de recuperação dos espaços industriais urbanos da antiga fábrica Tabopan em Amarante - por onde estão a começar - e em Vila Pouca de Aguiar. A EDT é uma parceria de uma empresa do grupo IPE com as duas autarquias, com a Agência de Desenvolvimento Regional do Entre Douro e Tâmega, com a Mota & Companhia (com raízes em Amarante) e outros empresários regionais. A ideia é criar condomínios industriais com «um conceito integrado de habitação, comércio e indústria» e sem o pesadelo das «externalidades negativas» habituais no 'interior': falta de fiabilidade da rede eléctrica, custo das comunicações, particularmente Internet, e ausência de massa crítica de fornecedores e serviços às empresas instaladas. O objectivo é começar a instalar empresas - e nomeadamente empresas do litoral - a partir do segundo semestre deste ano."


Se tiverem alguma curiosidade podem visitar também:


http://www.tamegapark.pt/index.html


E, sobretudo para conhecerem um pouco da história da cidade:


http://www.tamegapark.pt/t_p_a_regiao.html


http://www.cm-amarante.pt

Comentários

  1. Este rapaz para além de escrever com a luz também escreve com as letrinhas... e tão bem que o faz! (Acho que nem há vírgulas para casar ;-)

    Agora uma confissão: eu também era dessas tais que... (loira; é mesmo isso). Para mim "tabopan" era sinónimo de aglomerados de madeira. Eu lá sabia da existência da fábrica e da sua falência! Foste tu que, há alguns anos, me tiraste da ignorância, lembraste?
    Obrigada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue